Caros leitores, achei super importante compartilhar com voces estas dicas de cuidados para aqueles que tem alergia alimentar:
1. Familiarize-se com os termos comuns usados para os principais alérgenos como por exemplo: “caseína” para o leite, “albumina” para os ovos ou “arachis” para o amendoim.
2. Treine os seus funcionários para que eles saibam identificar aqueles produtos que possam conter os alérgenos alimentares mais comuns: glúten/trigo, soja, ovos, leite, peixe, frutos do mar, amendoim e as frutas oleaginosas (ou seja, amêndoas, castanhas, nozes, pecãs, avelãs, pistache, pinholes e macadâmias). Muitos dos alimentos que podem causar reações alérgicas fatais podem estar presentes onde você menos espera. Uma possibilidade é ter cartazes na parede listando os produtos que podem possuir os principais alérgenos alimentares.
3. Sempre leve em consideração todos os ingredientes e não apenas aqueles usados diretamente na preparação do prato. Ou seja, considere os ingredientes usados para enfeitar o prato, os molhos e temperos e as coberturas. O ideal é ter uma lista na qual constem todos os ingredientes usados em cada prato.
4. Sempre verifique todos os ingredientes presentes em produtos comprados/industrializados/semi-prontos ou fornecidos por terceiros. Verifique se não há mudança de fornecedor ou na marca de um produto quando preparar uma receita, já que um mesmo produto de uma marca diferente pode conter ingredientes diferentes (mesmo produtos de uma mesma marca podem repentinamente mudar sua composição). Os avisos, “pode conter”, presentes em muitas etiquetas, significam que é possível que o produto tenha entrado em contato com o alérgeno em questão e por isso deve ser evitado, pois mesmo quantidades ínfimas do alérgeno podem causar reações severas. Se a informação sobre os ingredientes presentes na composição de um produto não estiver disponível, for de difícil leitura ou compreensão entre em contato com o fabricante.
5. Não faça substituições de produtos ou ingredientes em um prato ou refeição sem antes avisar seus funcionários (garçons, por exemplo) e de anotar a mudança no cardápio. Mais especificamente evite todas as mudanças que envolvam a inclusão de um alérgeno potencial em um prato que antes não o possuia. Um cliente acostumado a um determinado prato, antes apropriado e seguro para ele, não terá como adivinhar que a composição do mesmo mudou, causando-lhe evidentemente problemas, caso venha consumi-lo.
6. Não jogue fora as etiquetas dos produtos usados para preparar os pratos, elas poderão ser necessárias para que funcionários e clientes verifiquem a presença ou não de um alimento inapropriado no produto.
7. Sempre armazene os alimentos em recipientes fechados e separados, especialmente amendoim, sementes, leite em pó e qualquer tipo de farinha.
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